quarta-feira, 25 de julho de 2007


Qualquer um pode Programar: Parte 2 Algoritimos(2)

Continuando nossa famosa série, vamos mostrar mais um problema que iremos encontrar nos nossos algoritmos...
vejamos o exemplo:

Algoritmo de fazer o telefonema com vários falar e ouvir:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido
6: FAÇA
7: falar.
8: ouvir.
9: falar.
10: ouvir.
11: falar.
12: ouvir.
13: FIM
14: SENAO xingar o cara que não atendeu.
15: Devolver o telefone ao gancho.


Observe que em qualquer telefonema normal, vc fala e ouve várias vezes. No caso acima, você falou e ouviu 3vezes. Mas na maioria dos telefonemas, é necessário falar bem mais do que isso, concordam? Então nossos algoritmos precisam de mais poder!!!!! =)

Poder 2: Repetidores!



Este é um poder muito importante dos algoritmos!! ele nos permite fazer algo quantas vezes quisermos, sem ter que escrever este monte de vezes.
entao, apresento-vos o REPETIR. Ele serve para que você faça algo quantas vezes quiser!

Algoritmo de fazer o telefonema com REPETIR:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido
6: REPETIR 10 vezes
7: FAÇA
8: falar.
9: ouvir.
10: FIM
11: SENAO xingar o cara que não atendeu.
12: Devolver o telefone ao gancho.


Prestem atenção no detalhe de que as linhas 8 e 9 são executadas 10 vezes! deu pra entender??? se naum, pode comentar que eu tiro as duvidas.
falar e ouvir 10 vezes jah dah pra ter uma conversa bem melhor naum??

Pergunta: minha vizinha fala muuuuuuito ao telefone! Como ficaria o nosso algoritmo para que ela falasse e ouvisse 1000 vezes? como ficaria o algoritmo sem o uso do repetir? garanto que programar seria bem mais difícil sem esse poder!

Mas nem tudo são flores. =/ o repetir eh muito importante, mas na nossa situação, em especial, como saber se vamos falar e ouvir 3 vezes, ou 10 vezes ou 1546 vezes??? não tem como! na realidade, só se pára de de falar e ouvir quando se enche o saco. Para isso existe o ENQUANTO.

Com ele podemos fazer algo até que outra coisa aconteça: falar e ouvir ateh que se encha o saco!

Algoritmo de fazer o telefonema com ENQUANTO:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido
6: ENQUANTO tiver saco de conversar
7: FAÇA
8: falar.
9: ouvir.
10: FIM
11: SENAO xingar o cara que não atendeu.
12: Devolver o telefone ao gancho.


As linhas 8 e 9 só são executadas enquanto vc tem saco de conversar. compreendido? tudo belezinha?

Os comandos REPETIR e ENQUANTO são muito parecidos, e cada um tem a sua utilidade. o REPETIR é muito bom quando se sabe quantas vezes exatamente alguma coisa será feita; e o ENQUANTO é quando a quantidade de coisas varia.

Para deixar mais claro ainda, mais um exemplo:

Algoritmo de fazer suco de laranja com REPETIR e ENQUANTO:

1: Separar as laranjas.
2: Preparar os copos e a jarra.
3: ENQUANTO a jarra não estiver cheia
4: Espremer laranja.
5: Colocar açúcar.
6: Misturar bem.
7: REPETIR 4 vezes
8: Colocar suco no copo de um amigo.
9: SE sobrou suco
10: Colocar suco no seu copo.
11: SENAO FAÇA
12: chorar
13: FIM


O repetir na linha 7 é para o case de se ter 4 amigos: =) =/ =X =(, se vc tem 10, troca-se o 4 por 10.

Esse exemplo ainda serve como revisão para o se-senao e para o faça-fim.
vale a pena relembrar que o Faça/Fim só é necessário quando se irá fazer mais do que uma coisa no mesmo bloco.

Eh muito importante salientar que: o REPETIR, SE, SENAO, ENQUANTO, só executam a próxima ordem! no caso da linha 3, o enquanto só executa a linha 4! E como dito na aula anterior, se quisésemos que ele executasse mais do que uma ordem... teriamos que colocar um bloco FAÇA comandos FIM; compreendido?

Espero que tenham gostado... qualquer dúvida, estamos nos comentários
e tamos ae pro que der e vier...

ah... prox aula só na terça!

6 comentários:

Alysson disse...

Minha mente só consegue pensar de forma estruturada. Insina pra objetos!!!!!! hehehheeh (pedindo demais)

negao disse...

Calma budao!!! vamo do começo, devagar e sempre!!!!!

Blz Gov, ateh agora tah simples, mas tipo... vc poderia dar uma leve explicaçao da organizaçao do codigo, tipo, no ultimo exemplo pode ser q alguem entenda q:

Enquanto a jarra nao estiver cheia:

espremer laranja
colocar açucar
mistutar bem.

Qndo na verdade eh pra:

Enquanto a jarra nao estiver cheia:
Espremer laranja

(depois de cheia)
colocar açucar
misturar bem.

SE eu entendi direito, tudo bem, SENAO, me corrija!!!

=P

Falows e ateh a proxima!!!

-=Gov=- disse...

eh cara... a minha intenção era essa mesmo!! vc sabe que o ENQUANTO ou o SE ou o REPETIR ou o SENAO só executa o próximo comando. Para isso que serve o FACA e FIM... vou tentar deixar mais claro lah no post!!

valews brother continue postando as duvidas, criticas e sugestoes!!!

Álan Livio disse...

Bem negao...
É o seguinte, instruções como ENQUANTO, SE, REPETIR ou SENAO, se referem a instrução seguinte. Essa proxima instrução pode ser uma intrução unica como "Colocar suco no copo de um amigo" ou um bloco de instruções delimitados por FAÇA e FIM, exemplo:
FAÇA
falar.
ouvir.
FIM

negao disse...

Blz... vlws caras!!!

anderson disse...

bem..pelo q eu entendi, e assim:

exemplos: se, senão, provavelmente.( vo repetir o se alguma vezes, se tiver errado e pq n entendi 100% =])

vc esta conversando com o nego(hehe)

SE vc falar alguma coisa desagradavel a ele, PROVAVELMENTE ele mandara vc se dirigir ao seu ...SENÃO, ele ficara te encarando querendo te bater^^. SE ele nao ficar so querendo te bater, talvez ele te baterá um pouco depois^^



essa ae e em homenagen ao negaoo!
=) flw galera.


Related Posts with Thumbnails