terça-feira, 24 de julho de 2007


Qualquer um pode Programar: Parte 1 Introdução e Algoritimos

Hoje eu inicio uma série, como já dito acima, para fazer o máximo de pessoas possível adentrar ao mundo da programação!!

Não encontrei em lugar algum da internet, uma apostila, ou tutorial, ou conjunto de dicas que fosse simples o suficiente para fazer qualque pessoa aprender os segredos da programação... pois então, vamos começar agora!!

acesse o www.blogogov.blogspot.com

o que é programar?
programar é o ATO ou a ARTE de criar um programa de computador... são exemplos de programas simples de computador: a calculadora do windows, o paint, o winamp... e existem programas mais complexos, como o photoshop, o corel draw, etc.

enfim, um programa, nada mais é, do que um conjunto de ORDENS que se dá ao computador. exemplo, Ordenar q o computador se desligue, ou q abra um site da internet, ou que exiba uma imagem.

agora que já temos a base... podemos avançar um pouco mais.

todo programa é composto por ALGORITMOS, que são, no mais simples que se pode imaginar, um conjunto de ordens em sequência. por exemplo:
Algoritmo de fazer um telefonema:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: Esperar ser atendido.
6: Falar e Ouvir.
7: Devolver o telefone ao gancho.


como podemos ver... a vida está cheia de algoritmos, nos cercando por todos os lados, que tal fazermos o algoritmo de acordar de manhã?? podem postar nos comentarios é um exercicio!:

Algoritmo de acordar de manhã:

1: Abrir os olhos.
2: Girar para o lado direito.
3: Sentar na cama.
4: Colocar as Havaianas (as legítimas).
5: Me dirigir ao banheiro.
6: Escovar os dentes.
7: Tomar café.
8: Ir trabalhar.


Eh isso ae... como a oi - simples assim!... é assim que se criam programas de computadores! com uma pequena diferença... os programas tem q estar na língua que o computador entende( como mandar um vietnamita fazer um bolo falando em aramaico antigo???). veremos algumas regras para isso.

com algoritmos se pode fazer qualquer coisa... mas temos que dar um poco mais de poder para eles:

Poder 1: o SE!


muitas vezes na vida, nos deparamos com decisões a serem tomadas: dormir na hora do almoço ou estudar um pouco mais, sair com os amigos ou com a namorada, jogar futebol ou video-game? Precisamos resolver isso nos nossos algoritimos. Pode ser feito usando o SE:
acesse o www.blogogov.blogspot.com

Algoritmo de fazer o telefonema com SE:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido falar e ouvir.
6: Devolver o telefone ao gancho.


notem que, a linha 5 só é efetuada, SE sua ligação for atendida! =)

precisamos de algo mais... se quisermos xingar a pessoa que não atendeu o telefonema? que tal usarmos o SENÃO?

Algoritmo de fazer o telefonema com SE e SENAO:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido falar e ouvir.
6: SENAO xingar o cara que não atendeu.
7: Devolver o telefone ao gancho.


note que a linha 6 é executada no caso de o telefone não ter sido atendido.
note também que o SENÃO só existe junto de um SE.

e para finalizar a aula de hj... um ultimo problema para o SE... se quisermos, quando o telefone não for atendido, xingar a pessoa, dar um chute na parede, coçar a cabeça e ir pessoalmente na casa da pessoa? precisamos de um bloco de ordens! vamos usar o FAÇA e o FIM. o faça inicia um conjunto de ordens, e o FIM termina esse conjuto ou bloco:
acesse o www.blogogov.blogspot.com

Algoritmo de fazer o telefonema com FAÇA e FIM:

1: Tirar o telefone do gancho.
2: Levar o telefone à orelha.
3: Esperar o sinal de linha.
4: Discar o número desejado.
5: SE for atendido falar e ouvir.
6: SENAO FAÇA
7: Xingar o cara que não atendeu.
8: Chutar a parede.
9: Coçar a cabeça.
10: Colocar o telefone na mesa.
11: Ir na casa da pessoa que não atendeu.
12: Pedir gentilmente pra ele atender o telefone.
13: Voltar pra casa.
14: FIM
15: Devolver o telefone ao gancho.


note que as linhas 7,8,9,10,11,12,13 só são executadas se o telefonema não for atendido.

com isso... terminamos a aula de hj..
qualquer dúvida pode postar nos comentários que será atendido de imediato.
pra postar um comentário tem que ter conta do google.

acesse o www.blogogov.blogspot.com

5 comentários:

Italo disse...

"Programação para Noobs", legal a sua iniciativa, Gov. Raimundo que se cuide! Só uma dúvida de um noob em programação: no algoritmo com FAÇA e FIM, SE o camarada não atender o telefene, o cara que ligou vai bater na casa dele(linha 10) SEM colocar o telefone no gancho(linha 12)? Va lá, se o telefone for sem fio, tudo bem, mas se for com fio fica um pouco difícil... Né não?

negao disse...

hehehehheehehehehe
Bela observação de italo!!!

Vlws gov, ateh agora tah tranquilo, qndo vai ser a proxima "aula"?!?!?!?

-=Gov=- disse...

Otima observacao TITIO!!!

foi um descuido, hehehhe e saum esses descuidos assim que derrubam avioes, satelites, fazem tela azul no windows etc!!!

heheh acabei de remover o primeiro BUG da serie!!! heheheh

valews TITIO!

NJ disse...

Govatouille! :D

Massa cara! Gostei da iniciativa... Se precisar de ajuda é só falar.
E eu vou acompanhar a série tb, vai que eu finalmente aprendo a programar :D

Pedro Paulo disse...

realmente assim fica facil aprender...
ficou massa gov, vc seria um bom professor...
"vamos mais"...
toh esperando!


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