terça-feira, 1 de abril de 2008


NJ debate: A ética de "entregar o jogo"

Pessoal, pretendo levantar às segundas-feiras um tema esportivo a ser debatido pelos nossos visitantes. Hoje, falaremos sobre o ato de "entregar" um jogo ao adversário, com o objetivo de prejudicar um rival, escolher adversários na próxima fase, e até mesmo a boa e velha "mala preta", tão comum no futebol.

Nesta semana, o assunto voltou à tona depois que o Santos, já eliminado no campeonato paulista, tem a oportunidade de entregar o seu último jogo, contra a Ponte Preta, para assim eliminar qualquer possibilidade do Corinthians, outro que ainda respira no campeonato, alcançar a segunda fase do campeonato. A Ponte passaria o número de pontos do Corinthians, e restaria à gambazad... er, Fiel, assistir o resto do campeonato pela TV.

Em 78, na copa da Argentina, houve uma "entregada" que ficou na história: O goleiro da seleção do Peru (à época, uma das melhores seleções do mundo) teve uma tarde um tanto "infeliz", sofrendo nada mais nada menos do que 6 (!) gols da seleção local. "Coincidentemente", a Argentina precisava de uma diferença de 6 gols para eliminar o Brasil no saldo de gols e ir à final. Alguns anos depois, o goleiro confessou ter entregado o jogo, por motivos até hoje obscuros. E o Peru nunca mais foi um time de vergonha.

Vejamos o outro lado: Na copa de 94, o Brasil tinha como opção perder da Suécia no último jogo da fase de classificação para ficar no 2o. lugar do grupo, e assim enfrentar a Arábia Saudita, um jogo mais fácil do que contra os donos da casa (EUA) em pleno dia da independência americana. Porém, com o empate, garantimos o 1o. lugar do grupo, vencemos EUA e Holanda (enquanto os suecos passaram por Arábia e Romênia) e os caminhos das duas equipes se cruzaram mais uma vez na semifinal, vencida por 1x0 com um gol de cabeça de Romário. Agora, imaginemos o seguinte: Teria a Suécia sobrevivido à uma quarta-de-final contra a Holanda? E mais... Teria o Brasil, uma equipe relativamente velha em 94, pernas para equilibrar uma semifinal contra a Holanda, equipe mais jovem e forte fisicamente? Vale lembrar que, nas quartas, o Brasil vencia por 2x0, deixou os laranjas empatarem e só conseguiu a vitória num lance isolado (a falta de Branco)... Teria sido a "Justiça Divina" pela "honestidade" do Brasil?

No caso de Santos e Corinthians, a derrota não beneficiaria em nada o time da Vila. Tampouco seria um grande prejuízo, visto que a equipe está agora voltada à disputa da Libertadores (o que pode justificar, até certo ponto, a atitude do técnico Leão de poupar alguns titulares). A torcida, é claro, pede para entregar, tudo em nome da rivalidade. E já se cogita até mesmo o pagamento aos jogadores do Santos pela diretoria corintiana caso o resultado seja favorável aos Gamb... er, ao Timão (a popular mala-preta). Porém, resta saber se a "Justiça Divina" vai estar de olho nessa rodada.

Segunda que vem teremos a resposta. :D

Abraçssssssssss!

2 comentários:

Negao_DB disse...

Cara, eu lembro vagamente q tambem teve uma parada dessa envolvendo o flamengo. Diz a lenda q em algum ano aew (q eu nao consigo lembrar) o flamengo entregou um jogo contra o bahia e assim acabou rebaixando o fluminense... eh mais ou menos isso, vou dar uma pesquisada pra me informar melhor!!

-=Gov=- disse...

hahuahuahu q massa! isso eh muito divertido, menos que seja com o flamengo!

ahauhauhuahua...

mas, brincadeiras a parte, a ética deve sempre prevalecer. Qual a graça de assirtir um jogo entregue???

isso mataria o esporte.

um caso marcante foi o de Rubinho neh???
ateh hj ele sofre as consequencias!


Related Posts with Thumbnails