domingo, 2 de setembro de 2007


Tutorial Básico de edição de Vídeos

Bom, algumas pessoas tem me perguntado como eu faço pra colocar aqueles textos e transições nos vídeos da banda, então resolvi preparar um pequeno tutorial de edição de vídeo no sony vegas. Vamos ver se vai ajudar...

Esses exemplos se baseiam no sony vegas 7.0.

Começando abra o programa e abra algum arquivo de vídeo. Dê algum zoom de modo que fique melhor de visualizar e trabalhar a linha de tempo.

OBS: Recomendo utilizar resolução de vídeo de no mínimo 1024 x 766.

Feito isso vamos agora acrescentar um texto antes do vídeo, até um pouco depois do inicio dele.

Lá em baixo da tela selecione a aba media generators e nela a opção texto.


Clique e arraste o segundo quadrado (o solid background) para a linha de tempo e solte-o abaixo da linha do áudio. Será criada uma nova TRACK e aparecerá na tela uma caixa de diálogo pra você digitar o seu texto. Nessa caixa de dialogo temos as abas:

Edit – onde você altera o texto, tamanho, fonte etc;
Placement – pra ajustar o posicionamento do texto na tela;
Properties – altera as cores do texto e plano de fundo, alpha e
Effects – como o nome já diz, aplica alguns efeitos simples no texto, veremos mais sobre isso em outro tutorial.

Depois de digitado é só fechar essa janela que o texto vai ter sido alterado. Edite o texto da maneira que preferir. No lado esquerdo da linha de tempo clique na track 3 e arraste para cima, acima da track 1, a track do vídeo. Clique em play no vegas ou pressione a tecla espaço, do seu teclado para ver como está. Você pode também definir a duração do texo redimensionando-o horizontalmente, com o mouse na borda do quadrado é só arrastar até a duração que você procura.

Nesse momento você já tem o texto sobre o vídeo, só que ele está muito sem graça, está lá paradão e de repente some. Vamos adicionar algumas transições ao texto pra melhorar um pouco o visual do nosso vídeo.

Repare que existem duas setas azuis nos cantos superiores do texto na track. Posicione o cursor do mouse sobre o da direita e ele vai mudar, vai ficar com aparência de um gráfico (????? (algo do tipo)) e aparecerá um texto “fade offset” e o tempo zerado. Arraste-o até aproximadamente o meio da track do texto. Clique em play para ver o resultado.

Ficou mais legal não é!!! =)

Por padrão o vegas insere um efeito fade out (desaparecendo) no fim, ou fade in (aparecendo) no começo, e se você clicar com o botão direito ainda na mesma opção do fade você poderá escolher o tipo do gráfico do fade, muito útil caso você queira acelerar ou deixar mais lento sem alterar sua duração de tempo.

Isso não implica em dizer que a única transição disponível é essa, essa é só a padrão, se você clicar na aba transitions na caixa presets você terá uma enorme quantidade de opções de transição, para utiliza-las basta arrasta-las até a track que você quer aplica-las, nesse caso a do texto.

E pra finalizar, pra excluir a transição, caso você não queira utilizar nenhuma, é só clicar no “ X” azul q vai aparecer ao lado do nome da transição na track e em seguida no “X” vermelho na caixa de diálogo que vai aparecer.

Pronto, por aqui finalizo meu primeiro tutorial de edição de vídeo. Espero que seja útil e que tenha ajudado, qualquer duvida posta aí nos comentários que eu tento esclarecer. Flws galera e ateh a próxima


-========================================-

Tutorial feito por Negao_db -> editor dos vídeos das bandas: Kick Off, Farta, Fulley e Barbara
Podem baixar o Sony Vegas pelo torrent: Sony Vegas

otra coisa... baixar o software cara, soh se for pra avaliaçao, prq senao eh ilegal.... façam como eu, quem quiser compre o original... diga nao a pirataria!!

Obrigado a todos!!!

Um comentário:

negao disse...

hehhehehhe editor OFICIAL das bandas: kick off, farta, fuley e barbara.... to me sentindo importante!!!

otra coisa... baixar o software cara, soh se for pra avaliaçao, prq senao eh ilegal.... façam como eu, quem quiser compre o original... diga nao a pirataria!!


Related Posts with Thumbnails