quarta-feira, 1 de agosto de 2007


Qualquer um pode Programar: Parte 4 Algoritimos(4)

Chegamos gloriosamente na 4a e útima parte de algorítimos do nosso tutorial! Com o que temos ateh agora jah podemos fazer quaisquer coisa! mas, ainda podemos deixá-los um pouco mais poderosos:

Poder 4: VARIAVEL



no dicionário variável é algo que muda de valor. Aqui nos algorítimos também não é diferente, utilizamos este poder pra guardar algo que pode mudar de valor. =) simples? vejamos um exemplo:

algoritimo de pagar contas:

1 - VARIAVEL fonte_de_grana.
2 -
3 - ENQUANTO ainda tem contas pra pagar
4 - FAÇA
5 - SE tem grana na carteira
6 - fonte_de_grana <- carteira.
7 - SENÃO SE tem grana na poupaça
8 - fonte_de_grana <- poupança.
9 - SENÃO SE tem grana no cheque especial
10- fonte_de_grana <- cheque especial.
11- SENÃO SE tem crédito na praça
12- fonte_de_grana <- empréstimo no banco.
13- SENÃO fonte_de_grana <- grana dos amigos.
14-
15- pegue dinheiro da fonte_de_grana.
16- pechinche bastante.
17- pague sua conta.
18- FIM


é importante frisar as tres fases do uso de uma variável:
I - declarar a variável, no nosso caso linha1, vc tem que avisar que vai usar uma variável.

II - mudar o valor de uma variável, no nosso caso linhas 6,8,10,12. A variável gurda valores que podem mudar, e como é vc quem manda no seu programa, nada mais justo do que você mesmo mudar o valor de uma variável! temos que avisar que estamos mudando o valor de uma variável, e usamos uma setinha para avisar isto! =) <- ;

III - usar uma variável, é a parte mais simples, onde você colocar o nome da variável e não for sua declaração e nem uma mudança no seu valor vc estará usando esta variável. onde a variável estiver sendo usada, será substituída pelo seu valor atual. po exemplo, na linha 15, se vc tem grana na carteira, fonte_de_grana será substituído por carteira.

as variáveis são uma parte muito importante do aprendizado em programação, então vale muito a pena fazer uma revisão de todos os poderes em conjunto com as variáveis. Lembrem de postar quaisquer dúvida que tenham.

algoritmo de saber se um número é par com VARIÁVEL e SE

1 - VARIAVEL resposta.
2 -
3 - resposta <- número é ímpar.
4 -
5 - SE último dígito do número for 0
6 - resposta <- número é par.
7 - SE último dígito do número for 2
8 - resposta <- número é par.
9 - SE último dígito do número for 4
10- resposta <- número é par.
11- SE último dígito do número for 6
12- resposta <- número é par.
13- SE último dígito do número for 8
14- resposta <- número é par.
15-
16- responda para quem te perguntou: resposta.


deu pra entender né?? se o número termina com 0,2,4,6 ou 8 o número é par, senão é ímpar! ;) iniciamos com a variável resposta com o valor de número é ímpar, e se descobrirmos que o número termina com 0,2,4,6 ou 8, mudamos o valor da variável para o número é par. e na linha 16, usamos a variável pra responder corretamente a quem te fez a pergunta.

algoritimo de ler uma parte de um livro com REPETIR e VARIÁVEL

1 - VARIÁVEL número
2 -
3 - SE tiver com muita vontade de ler
4 - número <- 250.
5 - SENÃO SE tiver mais ou menos com vontade de ler
6 - número <- 100.
7 - SENÃO SE tiver com pouca vontade de ler
8 - número <- 10.
9 - SENÃO SE tiver com quase nenhuma vontade de ler
10- número <- 2.
11- SENÃO SE tiver com nenhuma vontade de ler
12- número <- 0.
13-
14- pegar o livro.
15- abrir na página onde parou de ler.
16- REPETIR número vezes
17- FAÇA
18- leia com atenção.
19- passe a página.
20- FIM


esse tá bem simples... dependendo da sua vontade de ler, você lê 250, 100, 10, 2 ou 0 páginas do livro. a variável só é usada na linha 16, para dizer quantas vezes as linhas 18 e 19 serão repetidas.

algoritmo de jogar space worms com ENQUANTO e VARIÁVEL

1 - VARIÁVEL pontos.
2 -
3 - pontos <- 0.
4 -
5 - ENQUANTO pontos diferente de 20000
6 - FAÇA
7 - jogue.
8 - treine.
9 - se esforce.
10- não desista.
11- ganhe mais pontos.
12- FIM


esse também!!! o recorde tah em 20 mil pontos , então eu só pararia quando chegasse nos 20 mil pontos. tudo certo?

algoritmo de verificar e-mail com DENOMINE e VARIAVEL:

1 - VARIAVEL conta_do_momento.
2 -
3 - DENOMINE ver_emails
4 - FAÇA
5 - abrir conta_do_momento.
6 - digitar login.
7 - digitar senha.
8 - abrir a caixa de entrada.
9 - ENQUANTO houver e-mails nao lidos
10- FAÇA
11- leia com atencao.
12- SE tiver saco de responder responda.
13- FIM
14- fechar conta_do_momento.
15- FIM
16-
17- conta_do_momento <- g-mail.
18- ver_emails.
19- conta_do_momento <- yahoo.
20- ver_emails.
21- conta_do_momento <- ig.
22- ver_emails.


vejam que o denomine varia de acordo com o valor da variável conta_do_momento.

após estes vários exemplos de como usar VARIÁVEL todos já estão profissionais em algoritimos.
estudem bastante os algoritimozinhus, os quatro poderes que foram concedidos, e as possibilidades que temos em mãos.

espero que tanham gostado das 4 primeiras partes do tutorial e com isso, finalizamos a parte de algoritimos, continuem acessando, que vamos por as mãos na massa de verdade! e sempre em busca do nosso plano maligno: virar programadores para dominar a internet!!! =)

qualquer dúvida, crítica, sugestão, xingamento ou afins... podem postar!!! fico grato! ;)

3 comentários:

negao disse...

blz, vamos agora por a mao na massa pra ver o q q dah!!!

negao disse...

ei pow, jah ia esquecendo, nada a ver os tres posts da pagina principal serem propagandas!!!!

=/

o.O

-=Gov=- disse...

foi mal po! =) hehehheh mas tinha que ser feito! =) ahuauahu! mas logo logo isso sai da primeira pag! e o tutorial? ficou bom primeira parte??? deu pra entender tudo??


Related Posts with Thumbnails